Documentação Audiovisual e Recuperação do Patrimônio Imaterial dos Pajés e Pearas Mura, Amazônia - Brasil


Foto:Raoni Valle|Design:Daniela Brilhante[Barbarella]
Direção: Raoni Valle e Prof.Indígenas Mura, aprovado pela Petrobrás|MinC, 2006-2008

A Pajelança Mura (duração aprox. 55 min)
Trata-se da reunião de material produzido a partir de entrevistas com 10 pajés da etnia Mura que apresentam de diversas maneiras, o cotidiano dos Pajés, curadores, rezadores, parteiras, benzedores. Suas práticas e crenças. O mundo simbólico e a materialidade explícita na relação dos pajés com as aldeias, com as pessoas comuns e com o mundo invisível.

Gíria e Língua Geral (duração aprox. 55 min)
Apresenta uma compilação de todas referências à línguas indígenas que emergiram nos depoimentos. Dois personagens se destacam, dona Francisca do Pantaleão e seu Barão do Guapenú por apresentarem longas seqüências faladas em dialetos de Língua Geral e Tupi depois traduzidas para o Português. Contrastam com os outros depoentes que emitem apenas fragmentos de uma língua perdida na memória social da etnia.

Memória, História e Meio Ambiente (duração aprox. 55 min)
Reúne mais de 40 depoentes, entre pajés, lideranças, pearas e pessoas comuns legitimados nas aldeias como contadores de estórias e de Histórias. Trata-se de um panorama geral de elementos diversos constituintes da memória social e história oral dos Mura, onde a cultura e o meio ambiente se inter-relacionam numa perspectiva das mudanças históricas e sócio-ambientais transcorridas nas aldeias nos últimos 70 anos.

Visagens,Misuras e Encantados (duração aprox. 55 min)
É o mundo fantástico no imaginário étnico e popular. A expressão da cultura do fantástico no universo mítico, religioso e extraordinário dos Mura e do caboclo amazônico em geral. Palco onde a Cobra Grande, o Boto Vermelho, os Encantados do Fundo, o Mapinguari e o Juma entram em Cena. Extrapolando a mediação dos pajés médiuns se tornando uma expressão coletiva da cultura popular amazônica. Elo de ligação entre aqueles que sempre vêem por profissão com aqueles que vêem por ocasião dentro da mata, no fundo do rio ou no terreiro da aldeia.

Dirijo (duração aproximada 12 min)
Traça um panorama do antigo e extinto uso de Cannabis Sativa entre os anciães Mura de outrora, quando os velhos que hoje nos falam eram apenas curumins. Uma ilustração da passagem do tempo , das mudanças dos costumes e das relações sócio-ambientais.

Assista os vídeos no site www.opim.com.br ao lado direito desta página

Direção: Raoni Valle e Organaização dos Professores Indígenas Mura
Imagens: Gustavo de Melo [Grilo],Aldevan Elias [Baniwa]
Making of: Raoni Valle,Enaile Lima,Alcilei Vale,Mariomar de Souza
Still: Raoni Valle
Edição de Imagens: Grilo,Alcilei Vale, Mariomar de Souza,Ernesto Teodósio
Edição som DVD: Thelmo Cristovam[Memória,Língua,Dirijo], Túlio Falcão[Pajés,Misuras]
Gravação de campo e mixagem: Thelmo Cristovam
Assistente de gravação de campo: Raoni Valle
Edição CD: Alcilei Vale, Mariomar de Souz, Thelmo Cristovam
Masterização CD: Adelmo Tenório(Unimaster), Thelmo Cristovam
Programação visual: Daniela Brilhante
Site: Caramiolas Projetos Afins Multimídia[Celso Costa]
Produção: Enaile Lima, Raoni Valle
Produção Executiva: Enaile Lima